Imagem capa - Como planejar a luz para o seu casamento - Guia para Noivos por Felipe Sousa Fotografia
Para fotógrafosCasamentos/Wedding

Como planejar a luz para o seu casamento - Guia para Noivos

  Luz é tudo na fotografia. Eu sou um fotógrafo que ama a luz natural e de como ela pode ser usada de diversas formas. Nós fotógrafos sempre rezamos para ter a melhor luz natural, mas as vezes precisamos usar o famoso Flash durante a recepção e festa, pois na maioria das vezes a luz já se foi. Eu não gosto de recriar a iluminação no dia do casamento, o objetivo é capturar o calor dos momentos como eles são. Começando pelo Making of, algumas vezes temos pouco tempo para fazer boas fotos, sendo que este momento é um dos mais importantes. Então bora saber o que escolher para você ter fotos lindas e o seu fotógrafo te amar muito kkkkkk.


Não quero dizer o que é certo ou errado para um casamento, mas gostaria de compartilhar algumas dicas para ajudar a planejar a iluminação em momentos diferentes durante o dia do casamento, o que tornará suas fotos ainda mais lindas.


Todas as fotos que vou colocar neste artigo são exemplos de boas luzes.


Apenas uma nota: não se sinta obrigado a incorporar todas ou algumas dessas dicas no dia do seu casamento para obter ótimas fotos. Casamentos são sobre amor, família e emoção. O grande fotojornalismo consiste em captar momentos e encapsular o clima do dia. Isso não é de modo algum um livro de regras, e grandes fotógrafos sempre vão dar um jeitinho em qualquer luz que tiver no momento. No entanto, qualquer preocupação da parte de vocês com a iluminação, com certeza será a diferença para as fotos.


Making of:


A preparação da noiva e do noivo são momentos perfeitos para começar a narrativa do dia do seu casamento. Muitas pessoas não dão valor a este momento no sentido das fotos, mas é uma das partes que mais amo fotografar, pois é onde a ansiedade e a felicidade se misturam de forma intensa e uma boa iluminação com certeza vai fortificar esses sentidos.

                             

                            

As melhore condição para a iluminação seria uma sala com grandes janelas e luz suficiente entrando pelas janelas para iluminar a sala igualmente com as luzes apagadas, assim como cortinas para controle da luz também. Uma área ideal para se preparar seria um espaço com uma decoração interessante, com janelas e paredes claras para refletir muita luz.


É por isso que eu recomendo olhar para alugar casas no app AirBNB ao invés de quartos de hotel que na maioria das vezes são pequenos e caros.

                             

                             

                             

                             


Iluminação para evitar: qualquer coisa com luz mista (exemplo: um pouco de luz do dia + lâmpadas de tungstênio laranja, tungstênio + luzes fluorescentes, luz do dia + luz fluorescente, etc).


É difícil enxergar a olho nu, mas nas fotos pode levar a cores estranhas.

 

Cerimônia:


Cerimônias ao ar livre são as minhas favoritas, mas se você não quiser que suas fotos fiquem com fundo estourado ou com o seu rosto manchado (Ex: Luz que passa por uma árvore e cria sombras no rosto), tente evitar o horário entre 10:00h - 15:00h.

                           

                           

                           


Meio-dia não é apenas a hora mais quente do dia, mas também é a pior luz, ela deixa sombras muito fortes sob os olhos (fazendo você parecer ter círculos escuros sob os olhos) e narizes (Posso dizer que até bigodes estranhos aparecem hahaha). Então para você ter a melhor luz para começar a sua cerimônia, os melhores horários são de 2 a 3 horas antes do pôr do sol.

De Janeiro a Março e Novembro a Dezembro – 15:30 ás 16:30

De Junho a Setembro – 15:10 ás 16:00


Retratos (Pós Cerimônia):

Se você contratou seu fotógrafo porque deseja fotos ou retratos em um campo ou outra área aberta, você precisará reservar tempo para retratos. Considere tirar de 25 a 30 minutos antes de entrar para a festa e ter alguns retratos lindos durante a hora de ouro ou até mesmo a noite, tudo depende da personalidade do seu casamento.

Entre 17:30 até 18:30 (Depende da estação do ano)

                           

                           

                           

                           

                           


Recepção:

Existem muitas variáveis neste momento e a iluminação varia estilisticamente de pessoa para pessoa e de local para local, mas o meu voto é sempre para o mais natural possível, com tons quentes. As luzes de bolinhas são uma ótima maneira de iluminar e ter um charme nos cenários. Elas são ideais para locais externos, para fazer bordas em torno de pistas de dança e áreas de alimentação, e ajudam a iluminar o perímetro da recepção de uma maneira bonita.

                           

                           

                           

                           


Se você vai fazer um casamento no salão de festas fechado, é melhor evitar spots de luzes coloridas (vermelho, laranja e verde...) em locais importantes como mesa de bolo, mesa de jantar e etc. Os lasers de DJ podem causar manchas estranhas em você e em seus convidados, portanto, tenha cuidado ao discutir as luzes com ele. Gosto muito das luzes de DJ, mas alguns tipos de acessórios podem acabar com as fotos (Ex: Globos de luz, lasers muito fortes e pontuais...)

                           

                           

                           

                           

E se você quer fazer um mini wedding, considere locais como um café ou restaurante bem projetado que tenha muita iluminação de janela e luminárias que você goste, ao contrário de buffets de casamento que não tem nenhuma decoração e iluminação projetada disponível, é preciso locar. Restaurantes e cafés têm iluminação projetada para que seja um lugar confortável e bonito, isso pode te ajudar a economizar no valor final do local que você vai se casar sem precisar investir tanto  iluminação.


Pensamentos finais:


Todos rezam por um dia lindo de sol, mas NÃO TENHAM MEDO do céu nublado, ele é nosso amigão kkk. A luz que o céu nublado oferece é perfeita para fotografar em qualquer tipo de situação, talvez vocês não terão aquelas fotos que tanto sonharam de um por do sol lindo, mas podem ter certeza que TODO o casamento terá uma luz uniforme e bonita.


Somos fotógrafos porque amamos a luz e fotografamos casamentos porque amamos casamentos. Se você tiver dúvidas sobre seu casamento, basta nos informar! Fico feliz em ajudar.


Um ótimo planejamento!


Fefa Sousa